terça-feira, 19 de julho de 2011

Estegossauro

O Stegosaurus armatus ("lagarto telhado encouraçado"), S. laticeps, S. longispinus ("lagarto telhado de espinhos longos"), S. ungulatus ("lagarto telhado angulado") e S. stenops ("lagarto telhado de face estreita") foram espécies de um dinossauro quadrúpede que viveu em florestas durante o fim do período Jurássico, principalmente na América do Norte. Media em torno de 9 m de comprimento, 4 m de altura e pesava 4 toneladas. Como sua cabeça ficava erguida a apenas um metro do chão, o Stegosaurus deveria comer plantas rasteiras.
O Stegosaurus deu nome a um grupo de dinossauros bem diferentes, os estegossaurídeos. Assim como os outros estegossaurídeos, o Stegosaurus chama a atenção por suas enormes placas ósseas que protegiam o pescoço, as costas e a cauda. Apesar de ser um dos dinossauros mais estudados, os cientistas ainda não estãos certos sobre a disposição das placas ósseas nas costas e sobre suas funções. Sabe-se que as placas não eram de função defensiva, porque eram finas, perfuradas como colmeias, com vasos sanguíneos e, provavelmente, cobertas de pele, sem dúvida muito delicadas. Seriam usadas como radiadores para estabilizar a temperatura do corpo (esfriando o sangue que passasse por elas) ou para atrair parceiros.
O Stegosaurus tinha também espigões de 1 m cada na ponta da cauda, usados apenas para a defesa, e um couro grosso e resistente com protuberâncias. Para lutar, ele mantinha-se ao lado do predador e aplicava-lhe golpes terríveis com a cauda.
As placas podiam ser alternadas ou formar pares em duas fileiras; o bico estreito servia para cortar plantas pequenas, macias e suculentas; as patas traseiras possuíam três dedos curtos e fortes; as dianteiras, quatro dedos recobertos por unhas semelhantes a cascos; o cérebro do tamanho de uma noz sustentava o imenso corpo; e o pescoço era protegido por uma pele cheia de saliências ósseas, que protegiam e eram flexíveis.
O primeiro fóssil de Stegosaurus foi encontrado por Othniel Charles Marsh em 1877 no estado americano do Colorado. Desde então dúzias de fósseis deste mesmo animal foram encontrados no local, o que leva os estudiosos a crer que havia uma grande população de Stegosaurus no fim do período Jurássico.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Thyreophora
Infraordem: Stegosauria
Família: Stegosauridae
Gênero: Stegosaurus
Espécies: Stegosaurus armatus, S. laticeps, S. longispinus, S. ungulatus e S. stenops

Nenhum comentário:

Postar um comentário